News
Loading...

Como surgiu a Coxinha?

Foto Reprodução

Quando se fala em salgados, a especialidade mais apreciada pela maioria dos brasileiros é a famosa coxinha.

Muita gente não sabe a origem ou então nunca pensaram sobre. Então iremos apresentar para vocês a história sobre o surgimento da coxinha.

Alguns historiadores contam que a coxinha surgiu em Limeira, interior de São Paulo na Fazenda Morro Azul, propriedade da Princesa Isabel e do Conde d’Eu, onde morava isoladamente o seu filho Antônio, por ser considerado deficiente mental.

Antônio gostava muito de comer peito e coxa de galinha, até que um dia, não havendo quantidade suficiente de coxa, a cozinheira real se viu em uma situação difícil e no desespero decidiu desfiar outras partes da galinha e as moldar em uma massa à base de farinha e batata. A iguaria foi servida e agradou  muito a Antônio, a receita foi um sucesso!

Em visita a fazenda, a avó de Antônio, a imperatriz Tereza Cristina quis experimentar a iguaria e gostou tanto que solicitou que a receita fosse ensinada ao mestre da cozinha imperial. E assim a coxinha foi introduzida na corte e foi passada de geração em geração.

Há também historiadores que contam que a coxinha surgiu no século XIX, durante o processo de industrialização de São Paulo e apareceu como substituição à verdadeira coxa de frango, sendo ela mais barata e durável. A iguaria era vendida nos arredores e portas das fábricas e rapidamente se espalhou para o Rio de Janeiro e Paraná, já sendo popular nesses estados em 1950. Com o passar do tempo a receita foi espalhada por todo o Brasil.

Não existe confirmação sobre a origem da coxinha, mas essas são as teorias mais aceitas pelos historiadores.
Compartilhar no Google Plus