Pernalonga é um personagem bastante conhecido e querido principalmente pelas crianças. Muitos brasileiros o vê hoje como um símbolo noltálgico da infância. Na década de 90 principalmente, o coelho super esperto era presença garantida nos programas infantis da tv aberta.
Mas de onde surgiu o Pernalonga? Qual a sua origem?
![]() |
Evolução |
Bugs Bunny (seu nome original), é um personagem de desenho animado, criado pela equipe de Leon Schlesinger Productions (posteriormente Warner Bros. Cartoons) e sua voz original foi feita pelo "homem das mil vozes," Mel Blanc.
Bugs Bunny é mais conhecido por seus papéis na série Looney Tunes e Merrie Melodies de curtas-metragens de animação, produzidos pela Warner Bros durante a era de ouro da animação americana. Sua popularidade durante esta época o tornou um ícone cultural americano, bem como um mascote corporativo da Warner Bros. Entertainment.
Bugs Bunny é um coelho cinzento, famoso por sua irreverente personalidade, em seu papel ele está sempre atuando como trapaceirou e seu slogan "Eh... What's up, doc?", (No Brasil, O que que há, velhinho?), normalmente, diz isso ao mastigar uma cenoura. Apesar de um personagem coelho semelhante aparecer nos curtas animados da Warner Bros. durante o final da década de 1930, a aparição oficial de Bugs Bunny foi no filme The Wild Hare ("A Lebre Selvagem") dirigido por Tex Avery e lançado em 27 de julho de 1940.
Desde a sua estréia, Pernalonga já apareceu em mais de 160 curtas metragens animados e filmes como Looney Tunes - De Volta à Ação e Space Jam - O Jogo do Século. Foram produzidos também compilações, séries de TV, discos, revistas em quadrinhos, jogos de vídeo, programas infantis, parque de diversões e comerciais. Ele apareceu em mais filmes do que qualquer outro personagem de desenho animado, e foi eleito o melhor personagem de desenho animado da história pela conceituada revista TV Guide.
Nosso querido coelho tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e ainda foi protagonista de um curta vencedor do Oscar (Knighty Knight Bugs, de 1958).