News
Loading...

O homem das mil vozes - Mel Blanc

Mel Blanc

Apelidado de "o homem das mil vozes," Melvin Jerome "Mel" Blanc foi um dublador estadunidense especializado em dublagem de desenhos animados. Embora ele tenha começado sua carreira e feito trabalhos em outros lugares, Blanc é mais lembrado por seu trabalho com a Warner Bros. onde fez as vozes de Pernalonga, Patolino, Gaguinho, Piu-Piu, Sylvester o gato, Frangolino, o Diabo da Tasmânia e muitos dos outros personagens dos curtas-metragens animados Looney Tunes e Merrie Melodies; produzido durante a Era de Ouro da animação americana.

Trabalhou mais tarde para desenhos animados de Hanna-Barbera, principalmente fazendo as vozes de Barney Rubble em The Flintstones e Mr. Spacely em Os Jetsons. Blanc fez também a voz original de Woody Woodpecker para a Universal Pictures. Ele também era um performer freqüente nos programas de rádio de comediantes populares, como Jack Benny, Abbott e Costello, Burns e Allen e Judy Canova.

Blanc é considerado como uma das pessoas mais influentes na indústria da dublagem.

Blanc nasceu em San Francisco, Califórnia, seus pais eram Frederick e Eva Blank. O mais jovem dos dois filhos, ele cresceu no bairro de Western Addition, em San Francisco, e mais tarde em Portland, Oregon, onde frequentava Lincoln High School. Ao crescer, ele tinha uma predileção por fazer vozes, ele começou a manifestar isso na idade de dez anos. 


Trabalho no rádio


Blanc começou sua carreira no rádio com a idade de 19 anos, quando, em 1927, ele estreou como dublador no programa KGW O Piar das Corujas, onde a sua capacidade de fornecer vozes para vários personagens atraiu a atenção de todos. Mudou-se para Los Angeles em 1932, onde se encontrou com Estelle Rosenbaum, com quem se casou um ano depois, antes de voltar para Portland. 


Com o incentivo de sua esposa, Blanc voltou para Los Angeles e se juntou a Warner Bros.-propriedade KFWB em Hollywood, Califórnia, em 1935. Ele se juntou a Johnny Murray Show, mas no ano seguinte mudou para a CBS Radio  The Joe Penner Show.

Em dezembro de 1936, Mel Blanc se juntou ao Leon Schlesinger Productions, que estava produzindo curtas dos desenhos animados para a Warner Bros. Treg Brown era o encarregado das dublagens dos desenhos animados, e Carl Stalling era o diretor musical, Brown apresentou Blanc para os diretores de animação Tex Avery, Bob Clampett, Friz Freleng e Frank Tashlin, eles amaram suas dublagens. Blanc logo após recebeu seu primeiro papel quando substituiu Joe Dougherty, ele fez a voz de Porky Pig (Gaguinho) em Porky's Duck Hunt (Gaguinho e a caça ao pato)


Resultados da pesquisaPorky's Duck Hunt (Gaguinho e a caça ao pato)

Resultados da pesquisaPorky's Duck Hunt

Resultados da pesquisaPorky's Duck Hunt

Resultados da pesquisaPorky's Duck Huntque marcou a estréia do Daffy Duck, também dublada por Blanc.

1937 ‧Curta-metragem

Após isso, Blanc tornou-se um artista vocal muito importante para a Warner Bros., dublando uma grande variedade de personagens Looney Tunes.

Blanc fez a estréia de Bugs Bunny (Pernalonga) em 1940 no filme The Wild Hare, (A lebre selvagem) o personagem era conhecido por comer cenouras com frequência. Para acompanhar esse som da cenoura sendo comida, Blanc mordia a cenoura e então rapidamente cuspia em uma escarradeira. Uma história muitas vezes repetida é que Blanc era alérgico a cenouras. No entanto, Blanc negou ter qualquer alergia.


Primeiro curta onde aparece oficialmente o Pernalonga


Comendo cenoura na dublagem de Pernalonga

Em Pinocchio de Disney, Blanc foi contratado para executar a voz de Gideon o Gato. No entanto, finalmente decidiram que Gideon seria um personagem mudo (semelhante ao Dunga de Branca de Neve e os Sete Anões), de modo que todos os diálogos gravados de Blanc foram posteriormente apagados, exceto um soluço solitário, que foi ouvida três vezes no filme. Blanc também fez a voz de Woody Woodpecker para os desenhos animados produzidos por Walter Lantz como o Pica-Pau, para a Universal Pictures, mas parou de dublar o personagem depois de ter sido assinado um contrato de exclusividade com a Warner Bros. Durante a Segunda Guerra Mundial, Blanc também serviu de voz em vários curtas animados com a temática da guerra.

Ao longo de sua carreira, Blanc, consciente de seus talentos, protegeu seus direitos contratualmente e legalmente. Ele, nunca hesitou em tomar uma ação civil quando esses direitos eram violados. Dubladores naquela época raramente recebiam créditos de tela, mas Blanc foi uma exceção notável.

Em 1960, após a expiração do seu contrato de exclusividade com a Warner Bros., Blanc continuou a trabalhar para WB, mas também começou a fornecer vozes para os desenhos animados da TV produzidos pela Hanna-Barbera; seus papéis mais famosos durante este tempo foram Barney Rubble de Os Flintstones e Cosmo Spacely de Os Jetsons. 


Mel Blanc

Blanc também trabalhou com o ex-diretor Looney Tunes Chuck Jones, que por esta altura estava dirigindo curtas com sua própria empresa Sib torre 12 (mais tarde MGM Animation / Visual Arts) fazendo efeitos vocais da série Tom e Jerry, de 1963 a 1967. 

Blanc reprisou alguns de seus personagens Warner Bros. quando o estúdio contratou-o para dublar novos desenhos na década de 1960. Para estes, Blanc dublou Daffy Duck e Speedy Gonzales, os personagens que receberam a utilização mais frequente. 


Mel Blanc

Em 24 de Janeiro de 1961, Blanc foi envolvido em um acidente de carro quase fatal quando ele estava indo para um estúdio para trabalhar em um comercial. Ele estava dirigindo sozinho quando seu carro esporte colidiu de frente com um carro dirigido por um estudante universitário de 18 anos de idade, Arthur Rolston na Sunset Boulevard. Rolston sofreu ferimentos leves, mas Blanc foi levado às pressas para o UCLA Medical Center com uma fratura de crânio triplo que o deixou em coma por duas semanas, juntamente com a manutenção fraturas de ambas as pernas e pélvis. Blanc voltou para casa em 17 de março Quatro dias depois, Blanc entrou com uma ação judicial contra a cidade de Los Angeles. Seu acidente foi um dos 26 nos últimos dois anos no cruzamento conhecido como Curva do Homem Morto.

Depois de algum tempo afastado dos estúdios ele retorna a atividade.


Na década de 1970, Blanc deu uma série de palestras a universitários de todo os EUA e apareceu em comerciais para a American Express. 

Ao longo da década de 1980, Blanc continuou com seus personagens Looney Tunes para fazer as sequências em vários filmes de compilação da era de ouro dos desenhos da Warner Bros.



O último personagem de Blanc foi Heathcliff, no início de 1980. Blanc continuou a dublar seus personagens famosos em comerciais e especiais de TV da década. Seu desempenho final de seus papéis Looney Tunes foi em  Bugs Bunny's Wild World of Sports (1989).

No filme 1983 live-action Strange Brew, Blanc dublou o pai de Bob e Doug MacKenzie, a pedido do comediante Rick Moranis.

Em 1988 dublou o filme Cilada para Roger Rabbit, Blanc reprisou vários de seus clássicos papéis Looney Tunes (Pernalonga, Patolino, Gaguinho, Tweety e Sylvester), mas deixou Yosemite Sam para Joe Alaskey (que mais tarde se tornou um dos sucessores de Blanc). Sua sessão de gravação final foi para Jetsons: The Movie (1990).


Morte


Blanc começou a fumar cigarros quando tinha 9 anos de idade. Ele continuou seu hábito, até que ele foi diagnosticado com enfisema. Aos 77 anos em 19 de Maio, 1989, Blanc foi levado ao Cedars-Sinai Medical Center por sua família quando notaram que ele tinha uma má tosse durante a filmagem de um comercial. A saúde de Blanc, em seguida, tomou um rumo para o pior e os médicos descobriram que ele tinha a doença arterial coronariana avançada. Ele morreu em 10 de julho no Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, Califórnia, com a idade de 81 anos. Ele está enterrado no Hollywood Forever Cemetery em Hollywood, Califórnia. A vontade de Blanc de ter a inscrição em sua lápide, "that's all folks" (isso é tudo pessoal) foi atendida. (a frase foi uma marca registrada do personagem de Blanc Porky Pig (Gaguinho).


Legado

Mel Blanc com seus personagens Looney Tunes e Hanna-Barbera

Blanc é considerado o dublador mais famoso da história. Ele foi o primeiro ator de voz a receber créditos na tela.

A morte de Blanc foi considerada uma perda significativa para a indústria de desenhos animados por causa de sua habilidade, gama expressiva e variedades de personagens. De fato, como o crítico de cinema Leonard Maltin disse certa vez: "É surpreendente perceber que Piu-Piu e Yosemite Sam são o mesmo homem!"

Um médico que examinou uma vez a garganta de Blanc descobriu que ele possuía poderosas cordas vocais que lhe deram uma gama excepcional.

Após sua morte, a voz de Blanc continuou a ser ouvida em produções recém-lançadas, Os Flintstones (1994) e Os Flintstones em Viva Rock Vegas (2000) entre outros filmes. 

Blanc treinou seu filho Noel no campo da caracterização de voz, mas ele optou por não se tornar um artista de voz em tempo integral.

Por suas contribuições para a indústria de rádio e animação, Mel Blanc tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame (Calçada da Fama) em Hollywood Boulevard. 



Compartilhar no Google Plus